Em 1985 o Coritiba foi Campeão Brasileiro. Uma conquista inédita. Após eliminar Santos, São Paulo, Fluminense, Flamengo, Coritnhians, Atlético-MG, entre outras equipes, o Verdão chegou a decisão contra o Bangu, do Rio de Janeiro.
Em uma única decisão, no maior estádio do mundo, mais de 100 mil pessoas lotaram o Maracanã e viram Índio abrir o placar. Os cariocas empataram no tempo normal e o goleiro Rafael, um dos destaques daquela competição, salvou o Coxa com a bola rolando.
Na disputa por pênaltis, vitória alviverde por 6×5, fazendo a alegria de 10 mil coxas-brancas no Maraca e milhares espalhados pelos quatro cantos do Brasil. Pela primeira vez na história, Curitiba era a nova capital do futebol brasileiro.
OUTRA CONQUISTA
Coritiba - Campeão do Festival Brasileiro de Futebol (1997)
O torneio foi disputado durante a temporada de 1997 por oito times brasileiros, divididos em dois grupos com quatro times.
Em seu grupo, o Coritiba fez as seguintes partidas:
20/11/97 - Coritiba 3x0 Rio de Janeiro (Em Campo Grande/MS) - Gols Marquinhos, Cléber(2);
29/11/97 - Coritiba 1x0 São Paulo (Em Campo Grande/MS) - Gol de Marquinhos;
02/12/97 - Coritiba 5x2 Vitória (Em Campo Grande/MS) - Gols de Marquinhos(2), Cléber(2) e Tiganá;
O Coritiba ficou em 1º lugar em seu grupo e disputou a final com o Botafogo numa partida única, realizada no Estádio Couto Pereira.
06/12/97 - Coritiba 3x3 Botafogo (Em Curitiba) - Gols Marquinhos, Rogério Barbosa e Basílio.
O Coritiba venceu nos pênaltis, com grande atuação do goleiro Edilson.
Após encerrada a cobranças de pênaltis, a torcida Coxa-Branca invadiu o gramado do Couto Pereira e comemorou junto com o elenco mais um título do Clube.
Time base: Edilson; Alexandre, Flávio, Rogério Prateat e Claudiomiro (Clodoaldo); Reginaldo Nascimento, Vagner Mancini, Rogério Barbosa e Marquinhos; Basílio e Cléber Técnico: Rubens Minelli
Partcipantes:
BOTAFOGO de Futebol e Regatas (Rio de Janeiro/RJ) Sport Club CORINTHIANS Paulista (São Paulo/SP) CORITIBA Football Club (Curitiba/PR) OPERÁRIO Futebol Clube (Campo Grande/MS) PARANÁ Clube (Curitiba/PR) RIO DE JANEIRO Futebol Clube (Rio de Janeiro/RJ) SÃO PAULO Futebol Clube (São Paulo/SP) Esporte Clube VITÓRIA (Salvador/BA)