» No dia 30 de janeiro de 1910, um grupo se reuniu para fundar o Coritiba Foot-Ball Club. Na hora do lavramento da ata, porém, o associado João Viana Seiler sugeriu considerar a data de 12 de outubro de 1909 como a fundação do clube. Naquela ocasião, eles receberam um convite de um grupo de Ponta Grossa, no interior do estado, para a realização do primeiro jogo de futebol do Paraná — marcado, então, para o dia 23 de outubro. Numa nova reunião, em 21 de abril de 1910, decidiu-se mudar o nome de Coritibano para Coritiba.
» Quando o Coritiba foi fundado havia duas formas de escrever o nome de sua cidade-natal: "Coritiba", ou "Curytiba". Algum tempo depois, a cidade passou a se chamar Curitiba, para unificar as duas maneiras, mas o clube preferiu continuar com o nome de fundação.
» O primeiro jogador a receber o premio Belfort Duarte de disciplina no Brasil foi o atleta do Coritiba Antonio Mota Espezim, em 1948.
» 08 de junho de 1924 - inicio do classico Atle-Tiba, entre o Atlético/PR e Coritiba. O resultado foi um 6 a 3 para o Coritiba com gols de Ninho (4), Staco e Bento. Raul, Marques e Ary descontaram para o Atletico.
» O estádio do Coritiba, que hoje se chama Couto Pereira, era conhecido como Belfort Duarte — da inauguração, em 1932, até o final da reforma, em 1977. Belfort Duarte foi jogador da Associação Atlética Mackenzie, o primeiro clube fundado por e para brasileiros. Foi ele que traduziu as regras do futebol do inglês para o português. Depois de se aposentar dos campos, Belfort Duarte se tornou dirigente do America-RJ.
» A primeira final de um Atle-Tiba foi realizada no ano de 1941, cada clube havia ganhado um turno. O Coritiba venceu os dois jogos, o primeiro na casa do adversario por 3 x 1, com gols de Saul, Rubinho e Pio. Oscar descontou para o Atletico. No segundo jogo, a torcida cantava vitória e as faixas já estavam encomendadas. Final, Coritiba 1 a 0, com gol de Neno.
» A origem do apelido "Coxa Branca": Em 1939, durante um Atletiba, Jofre Cabral e Silva, torcedor do Atletico, foi tomado pelas emoções do grande clássico e não parava de gritar com o zagueiro Hans Egon Breyer. Primeiro o chamou de "quinta coluna", em referência a ameaça nazista. Depois, com os nervos ainda mais à flor da pele, o chamou de "Coxa Branca!". Inicialmente pejorativo, usado principalmente por Atleticanos. Com o tempo, o apelido acabou sendo adotado pela torcida e hoje é uma forma carinhosa de identificar o clube.
» Fedato, zagueiro, foi o que mais ganhou títulos pelo coxa: sete (1946, 47, 51, 52, 54, 56 e 57); Jairo, goleiro, foi quem mais disputou jogos: 440; e Kruger, meio-campista, foi o que mais comandou o time como técnico: 152 vezes; Evangelino Nenves foi o Presidente que mais comandou e ganhou titulos para o Coritiba.
» O Vovô Coxa, mascote do Coritiba, foi inspirado no alemão Max Kopf, torcedor do time desde a fundação. Símbolo do clube, Max ia a todos os jogos — tanto em casa quanto fora. Quando morreu, em 2 de setembro de 1956, o então presidente do Coxa Branca, Aryon Cornelsen, promoveu um concurso para escolher um desenho que representasse Max e fosse adotado como mascote do Coritiba.
» O Coritiba foi o primeiro time do sul a conquistar um grande título nacional. Foi o Torneio do Povo, que reunia as equipes com maior torcida do país. Em 1973, na terceira e última edição do campeonato, o Coxa derrotou o Bahia na final, em 21 de março daquele ano.
» O Coritiba já foi duas vezes campeão paranaense invicto. Em 1935, obteve seis vitórias e um empate, marcou 19 gols e sofreu 11. Em 2003, disputou 13 jogos, venceu 9, empatou 4, marcou 31 e sofreu 11.
» É o primeiro clube do Estado do Paraná a disputar a Libertadores. Feito este conseguido em 1985 como campeão Brasileiro.
» Em 1988 o Coritiba iniciou negociações com o Pinheiros para uma fusão. O clube se chamaria Paraná e seria verde e azul. Coxas-brancas históricos impediram a loucura.