HISTÓRIA
Coritiba Foot Ball Club é um clube de futebol brasileiro de Curitiba, no estado do Paraná. Popularmente chamado de Coxa, o clube foi fundado em 1909, por imigrantes alemães. É o mais antigo clube do futebol paranaense. O Coritiba é o atual recordista mundial de vitórias consecutivas (24), feito alcançado entre fevereiro e maio de 2011. O Coxa foi o primeiro time do sul do Brasil a ganhar um torneio de cunho nacional, o Torneio do Povo de 1973. No Paraná, foi o primeiro a disputar uma final de Campeonato Brasileiro, a conquistar um Campeonato Brasileiro da Série A e a disputar as duas principais competições do continente, a Copa Libertadores da América e a Copa Sul-Americana. Na segunda maior competição do país, a Copa do Brasil, o alviverde também foi pioneiro, visto que é o único clube do Estado a ter chegado às semi-finais do torneio (o que ocorreu em quatro oportunidades, além de ser o primeiro clube do Estado do Paraná a disputar uma final da Copa do Brasil, em 2011).
É o clube paranaense mais bem sucedido no que se refere a títulos estaduais, já que suas 35 conquistas excedem à soma de títulos de seus maiores rivais. Além disso, foi o único hexacampeão paranaense: 71, 72, 73, 74, 75 e 76. No confronto direto, o Coritiba possui vantagem sobre todos os seus rivais. Possui ainda 1 Campeonato Brasileiro de Futebol da série A, conquistado em 1985 e 2 Campeonatos Brasileiros da série B, conquistados em 2007 e 2010.
No ranking da FPF, ocupa a 1º colocação. No ranking da CBF, ocupa a 13º colocação (1° paranaense da lista). No ranking da IFFHS ocupa a 111° colocação (11° brasileiro e 1° paranaense da lista). O Coxa também se orgulha de suas categorias de base, a 3ª melhor do Brasil. O clube conta também com mais de 30 mil associados.
Atualmente, o Coritiba possui parcerias com o FC Porto de Portugal, o CD Chivas Guadalajara do México e o VVV-Venlo da Holanda, que inclui empréstimo e intercâmbio de atletas das categorias de base. O Coritiba também é o primeiro clube de futebol do sul do Brasil a apoiar o futebol americano. Da parceria entre o Coritiba e o Barigui Crocodiles nasceu o Coritiba Crocodiles, tricampeão estadual e bicampeão da conferência Sul.
A fundação do time
No ano de 1909,diversos jovens se reuniam no Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein, local onde os imigrantes e descendentes de alemães que residiam em Curitiba, se reuniam para a prática de esportes. Em uma das reuniões de julho a atenção de todos estava voltada para Frederico "Fritz" Essenfelder, importante membro do grupo, que apareceu no local com uma bola de couro na mão. Fritz apresentou o objeto aos colegas, explicando que se tratava de uma bola de futebol, demonstrou os principais fundamentos daquele novo esporte, além de alguns relatos que deixaram todos entusiasmados. Após aquele dia, Fritz e seus companheiros de clube, começaram a promover partidas entre eles no campo do Quartel da Força Pública.
"Fritz fez no Paraná, o que Charles Miller produziu no Brasil: divulgou a bola e o jogo apaixonante." - Luiz Geraldo Mazza O antigo "Theatro Hauer", o primeiro teatro do Paraná, sede da fundação do Coritiba, o primeiro clube de futebol do estado.
Algum tempo depois, chegou o convite para que disputassem uma partida contra um time formado por ingleses e funcionários que trabalhavam na estrada de ferro de Ponta Grossa. Na noite dia 12 de outubro de 1909, Fritz convocou uma reunião no antigo Theatro Hauer, para poderem tomar algumas decisões para a excursão que realizariam até o interior do estado. Foi nessa reunião que decidiram fundar a primeira equipe de futebol do estado, primeiramente chamada de "Teuto-Brasileiro".
A primeira partida
A equipe pioneira do Coritiba, em sua primeira partida oficial em 23 de outubro de 1909.
No dia 23 de outubro de 1909, foi realizada em Ponta Grossa, a primeira partida oficial do Coritiba. O time adversário era chamado de Clube de Foot Ball de Tiro Pontagrossense, formado por ingleses e funcionários da American South Brazilian Engineering Co.. A partida terminou 1 x 0 para os donos da casa com gol do Elias Mota.
A equipe pioneira do Coritiba, em sua primeira partida oficial em 23 de outubro de 1909.
O time base do Coritiba naquele primeiro confronto era formado pelos próprios fundadores do Clube: (em pé) Arthur Iwersen, Erothildes Carlberg, Leopoldo Obladen, Arthur Hauer, Alfredo Labsch, Alfredo Hauer e Walter Dietrich; (no meio) Teodoro Obladen, Carlos Schleker e Roberto Juchks; (sentados) Fritz Essenfelder, Johann Maschke, Waldemar Hauer, Alvin Hauer e Rudolf Kaastrup.
A fundação do Clube
Já no dia seguinte ao jogo em Ponta Grossa, entusiasmados com o novo esporte, os jovens discutiram a possibilidade da criação de um novo clube dedicado exclusivamente a prática do futebol. Como entre os praticantes, que já ultrapassavam 50, havia pessoas de origem não-germânica, a ídeia era também tornar o novo clube independente do Clube Turnverein, que era um clube particular que não permitia a associação de pessoas que não fossem de origem alemã. Em dezembro de 1909 a idéia começou a tomar vulto iniciando-se uma série de reuniões no Theatro Hauer. Após várias reuniões, finalmente no dia 30 de janeiro de 1910 foi fundado o "Coritibano Foot Ball Club", nome pelo qual os jovens foram tratados em Ponta Grossa quando lá jogaram.
A primeira assembléia foi realizada em 21 de abril de 1910, após o clube solicitar todas as regras do esporte no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nela aconteceu a votação para a primeira diretoria, composta pelo presidente João Viana Seiler e seu vice Arthur Hauer, primeiro e segundo secretário José Júlio Franco e Leopoldo Obladen respectivamente, primeiro e segundo tesoureiro Walter Dietrich e Alvim Hauer respectivamente, e Fritz como o capitão do time. Foi nessa assembléia que o nome do clube foi alterado para "Coritiba", antiga grafia da capital paranaense, uma vez que já havia na cidade um clube social chamado Coritibano. Com a fundação do Coritiba Foot Ball Club, abria-se o ciclo de futebol no estado do Paraná.
|